Análise dos Resultados Anônimos
IMAT 2025 - Medicina em inglês
Elaborado por Simple Med Itália – Todos os direitos reservados
Todos os anos, os resultados do IMAT são primeiramente divulgados na forma de LISTAS
ANÔNIMAS.
O QUE SÃO AS LISTAS ANÔNIMAS?
Essas listas são publicadas na área reservada dos candidatos e contêm a pontuação de todos os candidatos por sede de aplicação de prova, sem referência a seus nomes, mas sim aos códigos de barras das etiquetas coladas no answer sheet e data sheet ao final da prova. É por isso que chamamos este resultado de pontuação anônima.
Nesta página, você encontra uma análise minuciosa das preciosas informações contidas nessas listas. Nós coletamos todos os dados delas e fizemos uma análise do desempenho global dos candidatos, comparando com a distribuição de frequências de notas dos candidatos nas edições anteriores da prova.
✨ Vamos mergulhar nos resultados anônimos do IMAT 2025!
Confira abaixo o cronograma do IMAT 2025 para entender quando as pontuações anônimas costumam ser publicadas:

Candidatos europeus: TEM COMO SABER A NOTA DE CORTE A PARTIR DA PONTUAÇÃO ANÔNIMA?
-
Para os candidatos europeus, que competem simultaneamente para todas as sedes em um ranking nacional único, é possível estimar a nota de corte mínima para ser classificado em alguma universidade.
-
Além disso, é possível estimar a nota esperada nas universidades mais concorridas.
-
Nossa análise estatístitica utiliza heurísticas dos processos seletivos dos últimos anos para tirar conclusões sobre as tendências a partir dos novos números do processo seletivo deste ano.
Candidatos não europeus: TEM COMO SABER A NOTA DE CORTE A PARTIR DA PONTUAÇÃO ANÔNIMA?
-
Infelizmente, as listas anônimas são divulgadas agrupando candidatos que fizeram a prova NA MESMA SEDE.
-
Por isso, não é possível distinguir europeus de não europeus e também não é possível classificar as notas anônimas por universidade de escolha de cada candidato.
-
A despeito dos candidatos europeus, que possuem apenas um ranking nacional e uma quantidade grande de pessoas participando dele (o que dilui variabilidades pontuais e facilita a análise estatística), os candidatos não europeus possuem diversos rankings: um para cada universidade.
-
Cada ranking é único e está sujeito a flutuações, como “efeito manada”, variabilidade da prepração dos candidatos, etc. Por isso, para os candidatos não europeus, é possível apenas fazer uma análise de tendência do quanto a média das notas de corte pode variar.
-
Vale a pena lembrar que, por se tratar de uma tendência de dispersão média, nem todas as universidades a acompanharão.
Vagas & Quantidade de Inscritos
IMAT 2025 - Medicina em inglês
Elaborado por Simple Med Itália – Todos os direitos reservados
Começamos a nossa análise comparando o número de vagas e quantidade de candidatos inscritos no IMAT 2025 em comparação com outros anos:

-
Número de vagas: o aumento percentual do número de vagas em 2025 foi de cerca de 6%, muito pouco inferior ao de 2024, levando em consideração o montante total de vagas EU + não-EU.
-
Número de candidatos inscritos: este ano, tivemos aumento de cerca de 19% da quantidade de inscritos que fizeram o IMAT. Este aumento é consistente com a tendência observada em 2024, quando houve aumento de 18% da quantidade de candidatos inscritos em relação a 2023.
-
Conclusão: o significado destes números é que, ano após ano, a quantidade de inscritos vem aumentando de modo desproporcional à quantidade de vagas ofertadas, o que representa uma tendência de aumento da concorrência global para o ingresso nos cursos de medicina em inglês pelo IMAT.
-
Aumento de inscritos fazendo a prova no Brasil: vimos, em 2025, o centro de aplicação em São Paulo saturar 100% das vagas para fazer a prova (210 vagas). Isso não ocorreu em 2024.
-
Centros italianos com crescimento de inscritos proporcional a centros fora da Itália: o aumento proporcional de inscritos para fazer a prova na Itália foi igual ao aumento de inscritos para fazer a prova fora da Itália. Em 2024, este aumento tinha sido mais expressivo nos centros de aplicação fora da Itália. Sabe-se que muitos centros europeus fora da Itália captam candidatos europeus, mas existem muitos centros fora da Itália que captam, em maioria, candidatos não europeus.
-
Consenso Simple Med Itália: concluimos que em 2024 houve procura maior que o previsto do IMAT por parte dos italianos. Isso provavelmente será traduzido em uma maior concorrência também para candidatos europeus no IMAT 2025. Uma possível explicação para isso é o fato de que a seleção para medicina em língua italiana sofreu uma reforma a qual tornou o processo seletivo mais oneroso e, portanto, menos atrativo para os italianos que também dominam a língua inglesa. Não houve lotação em vários centros europeus fora da Itália, o que endossa a nossa tese.
Análise das Pontuações
Estimativa Nota de Corte Europeus
IMAT 2025 - Medicina em inglês
Elaborado por Simple Med Itália – Todos os direitos reservados
O ranking anônimo traz a possibilidade de fazer análises com bom grau de confiabilidade para tirar conclusões sobre tendência global de prova.
Porém, muitas das premissas usadas para tal são baseadas nas notas de corte para candidatos europeus, que, por terem um ranking único, nos permitem identificar tendências com a minimização de ruídos gerados pela maneira em que o ranking anônimo é divulgado.
.png)
Vamos às premissas para embasar as nossas conclusões:
-
Premissa 1: em 2024, a nota de corte geral da primeira chamada de candidatos europeus foi 56,9.
-
Premissa 2: em 2024, para entrar em uma das 5 universidades mais concorridas na primeira chamada, um candidato europeu teve que atingir a pontuação de pelo menos 64.
-
Premissa 3: em 2024, o último candidato europeu a passar em chamada complementar obteve 55.
-
Premissa 4: em 2025, a prova teve, de modo geral, questões mais difíceis que em 2024.
-
Premissa 5: em 2025, tivemos 2582 candidatos a mais fazendo a prova.
-
Premissa 6: em 2025, 281 candidatos a menos atingiram a pontuação mínima de corte para candidatos europeus de 2024 (56,9).
-
Premissa 7: os 281 candidatos a menos que obtiveram pontuação igual ou superior a 56,9 em 2025 não são apenas europeus: não é possível determinar quantos deles concorrem em cada categoria.
-
Premissa 8: houve aumento de 33 vagas para europeus em 2025 e de 55 para não europeus.
-
Premissa 9: para viabilizar a análise e chegar às conclusões abaixo, vamos fazer a consideração de que o nível de preparação médio dos candidatos em 2024 e em 2025 tenha sido semelhante.
-
Conclusão: a quantidade de 281 candidatos a menos em 2025 atingindo a nota equivalente ao corte para europeus em 2024 corrobora o fato de que a prova foi mais desafiadora em 2025.
-
Conclusão: se todos estes 281 candidatos candidatos fossem europeus, o que sabemos ser improvável, poderíamos inferir que a nota de corte para candidatos europeus em 2025 na primeira chamada giraria entre 54 e 55.
-
Conclusão: analisando as heurísticas do ranking anônimo dos candidatos de 2025 em comparação com os rankings de 2023 e 2024 e levando em conta o aumento do número de vagas de 88 para candidatos europeus, podemos estimar, sujeito a flutuações e aguardando confirmação após os resultados finais do IMAT 2025:
Nota mínima para aprovação em uma das 5 universidades mais concorridas para candidatos EU: entre 62-64
(Esta previsão leva em conta as heurísticas de 2023 e 2024).
Nota de corte da última chamada para candidatos EU: entre 53 e 54
(Esta estimativa leva em conta o cenário mais otimista possível, que seria o comportamento idêntico ao ano anterior. Cenários menos otimistas seriam de esta nota não se afastar significativamente da nota de corte da primeira chamada. Isso é incerto, pois não podemos afirmar com certeza como o Semestre Filtro de medicina em italiano afetará o comportamento dos candidatos europeus nas chamadas complementares em 2025, mesmo que a tendência que percebemos no momento é que estejam mais dispostos a aceitarem a vaga e a se matricularem em medicina em inglês que em outras edições do IMAT).
Menor de corte da primeira chamada para candidatos EU: entre 54 e 57
(endo 54 o cenário mais otimista considerado em nossas simulações e 57 o menos otimista).
Distribuição de Frequências
Tendências Médias
IMAT 2025 - Medicina em Inglês
Elaborado por Simple Med Itália – Todos os direitos reservados
Em 2024, lançamos a moda da análise dos resultados anônimos a partir da distribuição das frequências das pontuações e apresentamos para o mundo do IMAT pela primeira vez o seguinte tipo de gráfico:

Trata-se de uma ferramenta para análise estística que, embora seja simples e corriqueira para quem trabalha com dados em dispersão, pode nos trazer muitas informações. No gráfico, cada barra vertical representa no eixo vertical quantos candidatos que fizeram o IMAT obtiveram a pontuação mostrada no eixo horizontal.
Contrastando os processos seletivos IMAT 2023, 2024 e 2025 e juntando a análise do gráfico a outros parâmetros de dispersão, fazemos as seguintes considerações:
-
Comparando o IMAT 2024 com o IMAT 2023, havíamos notado um grande deslocamento entre as curvas de distribuição de frequência das notas dos candidatos que fizeram a prova. Naquele momento, isso se traduziu na diferença no padrão de nota de corte esperado, que depois foi confirmado.
-
O significado disso, em 2024, foi de que os candidatos tinham obtido, em média, pontuação muito maior em relação a 2023. Houve um deslocamento da curva, como descrito no item acima.
-
Isso não é o padrão que se espera de um processo seletivo estável, ou seja, um processo seletivo com concorrência hipersaturada e um nível de prova com pouca variabilidade entre duas sucessivas aplicações.
-
Se trata, portanto, de um comportamento esperado de um processo seletivo instável: a concorrência muda em degraus ao longo dos anos sem ter atingido ainda um patamar de hipersaturação e o nível de dificuldade da prova sofre flutuações.
-
Em 2025, as curvas se afastaram novamente. Porém, de forma distinta à mudança constatada no ano anterior.
-
Como você pode ver, a curva verde, que representa o IMAT 2025, está com o seu pico de frequências, e portanto a média, localizado entre as curvas de frequência de notas de 2023 e 2024.
-
Poderíamos, portanto, com uma análise superficial, esperar um padrão de notas de corte intermediário a 2023 e 2024 no IMAT 2025.
-
Porém, o seguinte questionamento deve ser feito para um refinamento da análise: intermediário entre 2023 e 2024, mas mais próximo de 2023 ou de 2024?
-
Para isso, é razoável analisar o subgrupo dos candidatos que mais pontuaram na prova, pois são as notas destes candidatos que definem as notas de corte.
-
Para tal, depois de vários testes e considerações, concluimos ser razoável utilizar a média dos 1000 candidatos que mais pontuaram no IMAT 2025. Este número é inferior ao número total de vagas, considerando as 952 vagas para europeus e as 530 vagas para não europeus.
...
-
A análise da média dos 1000 candidatos que mais pontuaram é interessante:
-
IMAT 2023 - Média dos 1000 candidatos que mais pontuaram: 53,3
-
IMAT 2024 - Média dos 1000 candidatos que mais pontuaram: 71,7
-
De 2023 p/ 2024: aumento de 18,4 pontos nesta média.
-
De 2023 p/ 2024: aumento real de 16,5 pontos na média de notas de corte para candidatos não europeus após o resultado.
-
18,4 e 16,5 são números em mesma ordem de grandeza -> esta média representou bom valor preditivo para comportamento médio das notas de corte em 2024.
-
-
IMAT 2025 - Média dos 1000 candidatos que mais pontuaram: 70,0
-
De 2024 p/ 2025: diminuição de 1,7 pontos nesta média.
-
Valor preditivo: a partir deste raciocínio, que representa apenas uma análise de tendência e está sujeito a limitações impostas à análise por falta de dados suficientes para maior precisão, concluimos que comportamento médio das notas de corte para não europeus pode variar pouco e em torno da ordem de grandeza apresentada acima, com leve tendência a diminuição da média das notas de corte. Atenção: estamos falando da média das notas de corte. Enquanto uma universidade pode ter uma nota de corte superior a 2024, outra pode ter uma nota de corte inferior.
-
-
A partir dos dados expostos e de nossa meticulosa análise, reforçamos que o exposto em relação a candidatos europeus, bem como não europeus reflete a nossa PREVISÃO para o comportamento da média das notas de corte em 2025.
Salientamos que pode haver variabilidade da previsão feita devido a tantas limitações que os dados disponíveis oficialmente apresentam aos recursos de análise estatística. A análise estatística por si só não prevê resultados, mas prevê tendências. Portanto, as conclusões devem ser lidas e interpretadas com moderação.
Os números apresentados refletem a nossa expectativa sobre o panorama geral dos resultados.
DESEJAMOS BOA SORTE A TODOS OS CANDIDATOS!
